quinta-feira, 31 de maio de 2012

Agarra-te ao tempo | participantes

A Turma PIEF de Ponte de Sor agradece a todos os participantes do Concurso de Construção de Relógios : «Agarra-te ao Tempo».
Aqui ficam as imagens...

Monforte - O Vencedor!
Elvas

Miranda do Corvo

Ponte de Sor
 

S. Maria dos Olivais, Lisboa

Sobral da Adiça, Moura

S. Maria dos Olivais, Lisboa
Vários

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Agarra-te ao tempo | concurso de construção de relógios


A turma dinamizou um concurso de construção de relógios, aberto a todas as turmas PIEF das regiões Alentejo, Centro e Lisboa e Vale do Tejo.

O tema escolhido, “Agarra-te ao tempo”, pretendia levar os alunos das turmas participantes a refletir sobre a oportunidade que representa para a sua vida a integração na medida PIEF.

Participaram no concurso sete turmas PIEF. Os relógios, muito interessantes e revelando grande criatividade, estão expostos na Learning Street, junto à entrada do bloco A.

Venceu o concurso a turma PIEF de Monforte, com o relógio “O Tempo PIEF”. Cada aluno da turma recebeu um relógio de pulso, um prémio conseguido com o apoio da loja Decathlon – Montijo.

Jogo da Segurança


Nos dias 23 e 26 de abril a turma PIEF dinamizou, junto ao bar, o Jogo da Segurança, destinado a alunos de 7º ano.

O jogo foi aplicado no âmbito do Dia Mundial da Segurança e Higiene no Trabalho, 28 de abril. Foi aplicado aos alunos individualmente num computador.

Antes de começar, os alunos tomavam conhecimento das regras do jogo, que estava divido em 3 níveis de dificuldade, com 3 perguntas cada, e cada pergunta tinha 3 hipóteses de resposta. O jogo terminava quando o aluno chegasse ao final ou quando errasse 3 perguntas.

De um modo geral, os alunos aderiram e realizaram o jogo com alguma facilidade, o que significa que estão atentos às regras de segurança e higiene no trabalho. Foram distribuídos canetas, ioiôs e dominós, conforme o nível que os alunos conseguiram completar.

terça-feira, 22 de maio de 2012

PIEF DÁ-TE LUZ...







“PIEF dá-te luz!” foi um projeto de requalificação e construção de candeeiros, dinamizado pela turma ao longo dos segundo e terceiro períodos.

Na construção de candeeiros foram reaproveitados objetos, como candeeiros velhos, tampas, copos de plástico, cabaças, entre outros.

Foram usadas as seguintes técnicas: pintura, colagem de materiais, recorte, aplicações de arroz e aplicação da instalação elétrica.

Os candeeiros estiveram em exposição na escola, depois no Centro Distrital da Segurança Social em Portalegre, e, finalmente, em Évora, na Direção Regional de Educação do Alentejo. Estarão ainda expostos no stand da Direção Regional de Educação na Feira de S. João, também em Évora.

Os candeeiros poderão ser adquiridos por quem o desejar. Alguns ainda estão por vender. Parte do valor da venda reverterá para o CRIPS, instituição que ao longo dos últimos 5 anos tem sido a entidade gestora do PIEF da nossa escola, e a quem muito agradecemos.



...continua a iluminar!

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Caminhada PIEF













Na última terça-feira, dia 15 de maio, a turma PIEF fez uma caminhada com um destino tão interessante quanto desconhecido da maioria dos pontessorenses: a antiga ponte sobre a ribeira do Andreu, junto à estrada que liga Ponte de Sor a Alter do Chão.

É um espaço que, infelizmente, não está nas melhores condições e cujo acesso é difícil. De qualquer modo a experiência foi interessante, e resultou em belas fotos!

PIEF expõe no Centro Distrital em Portalegre

O Centro Distrital de Segurança Social de Portalegre tem patente, entre 15 e 24 de maio, uma exposição de trabalhos dos grupos-turma PIEF do distrito.

Fazendo uso da metodologia de projeto, e tendo uma componente prática bastante forte, as turmas PIEF têm-se constituido como pólos de inovação e criatividade nas escolas em que estão implantadas.

Estarão expostos trabalhos das quatro turmas PIEF do distrito: Elvas, Monforte, Ponte de Sor e Portalegre.

PIEF dá-te luz é a exposição apresentada pelo PIEF de Ponte de Sor. Esta faz uma mostra de candeeiros que, por alguma razão, estavam já fora de uso, e que foram reabilitados utilizando diversas técnicas, como pintura a vidro, acrílico, colagem e aplicação direta de diversos materiais. Dando valor aos produtos regionais, procedeu-se também à transformação de cabaças em candeeiros. Foram ainda reutilizados outros materiais para a construção de novos candeeiros, como copos de plástico e tampas.