segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Sessão sobre consumos de substâncias

No âmbito do projecto Escola Segura tivemos mais uma vez o Cabo Tomé, desta vez acompanhado pelo Furriel Ramos, como convidados. Vieram fazer uma sessão muito esclarecedora sobre a prevenção de consumo de substâncias como o álcool e drogas, onde falaram das leis que abrangem este tipo de situações e como podem ser detectadas estas substâncias no organismo. Não foi apenas teoria. Tivemos o privilégio de termos uma lição prática, onde dois alunos voluntários se ofereceram para fazerem os testes de detecção de álcool (o famoso teste do balão) e o de detecção de consumo de drogas (que é feito através da saliva). Foi uma sessão preventiva e de esclarecimento. Esperamos todos, que nunca venham a existir situações que tornem esta actuação necessária como forma de intervenção das autoridades.
Aguardamos mais sessões de convidados para vos comunicarmos
.



segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Visita ao Azeite Gallo - Abrantes

No final de Novembro, no âmbito de Exploração Vocacional, fomos a Abrantes visitar a empresa Vitor Guedes S.A., que é a representante de várias marcas, das quais destacamos o azeite Gallo. Foi uma experiência muito enriquecedora.

Esta visita foi dividida em duas partes. Na primeira assistimos a uma apresentação sobre o historial da empresa, onde foram explicadas de forma muito atractiva, todas as opções que foram tomadas, quais os seus objectivos e como resultaram, Foi uma verdadeira lição do mundo empresarial em que todos aprendemos e muito agradecemos. Na segunda parte, fizemos uma visita guiada às instalações da unidade industrial, onde vimos secções de tratamento do azeite, várias unidades de embalamento e centro de distribuição. Tudo funciona com um cuidado e eficiência extrema. Para visitarmos as instalações da fábrica, além de vestirmos fatos de protecção, tivemos de tirar brincos, anéis, piercings e pastilhas. Gostámos muito. No final fomos presenteados com umas recordações da empresa, que levámos para apreciar em casa. É um local que recomendamos a todos.

Sabores de Outono 2008

Os Sabores de Outono voltaram a Ponte de Sor em 2008... e que deliciosos!













Nos dias 10 e 11 de Novembro, a convidar o São martinho, a nossa escola desenvolveu dois dias exclusivamente dedicados a actividades extracurriculares. E nós, como seria de esperar, participámos de forma activa e reeditámos o certame "Sabores de Outono". Mais uma vez, foi um sucesso! (que vaidosos somos!).
Além de juntarmos os produtos naturais da época (onde é claro, não faltaram as castanhas, assadas e cruas) este ano tivemos artesãos a mostrar a sua arte ao vivo. Vieram ambos de Nisa, com a nossa professora de EAV. No dia 10 de Novembro esteve presente a Dona Maria Diniz a mostrar como se trabalha o feltro para fazer os famosos bordados de Nisa. No dia 11 de Novembro esteve connosco o Senhor Pequito, um mestre da famosa olaria de Nisa que além de nos mostrar a sua arte, nos ensinou a moldar o barro e deixou sob os seus ensinamentos, experimentar quem teve coragem de fazê-lo. Foram actividades muito participadas por toda a escola. Foi muito instrutivo e, sobretudo, muito divertido. Vejam as imagens:

Visita à Quinta da Margalha - Gavião

Em Novembro, no âmbito de Exploração Vocacional fomos visitar a Quinta da Margalha, que é uma exploração agrícola que se localiza no Concelho do Gavião. Nesta propriedade faz-se produção de vinho, que se exporta, principalmente, para a Polónia. Também se faz produção de gado e de madeiras, entre outros. É uma propriedade bastante linda, que tem inclusivamente, um museu de coches (que, infelizmente, não pudemos ver).







Visita à Fundação António Prates - Ponte de Sor

Depois de assistirmos à apresentação do nosso amigo Carlos Godinho fomos realizar uma actividade fora da sala de aula, para a qual também o convidámos. Fomos visitar a Fundação António Prates, onde além de observarmos a exposição de Arte Contemporânea presente na altura, realizámos uma actividade do tipo "peddy-paper", onde estivemos à descoberta dos artistas, da sua arte e das suas sensações. Foi algo diferente num museu e bastante interessante.

Os Convidados da turma

Durante o mês de Novembro foram nossos convidados nas aulas o senhor Cabo Tomé, do posto territorial da GNR de Ponte de Sor e o nosso amigo Carlos Godinho, antigo aluno PIEF.

O Cabo Tomé veio apresentar-nos o projecto "Escola Segura" e as actividades que têm previstas para este ano lectivo. Nós iremos colaborar e participar em algumas dessas actividades. Alguns de nós pensávamos saber já tudo sobre a GNR e o projecto "Escola Segura", mas enganámo-nos. Aprendemos coisas novas e muitas mais ficaram por dizer. Talvez, numa próxima oportunidade.


O Carlos Godinho é um antigo aluno do Curso PIEF, que foi colega de alguns de nós. O Carlos veio falar-nos da sua experiência de vida, de como o ter frequentado a medida PIEF influenciou as suas decisões e o seu futuro. Trouxe a todos uma sincera mensagem de esperança. Foi muito interessante. Foi uma lição de vida para todos os presentes.


Nestas duas sessões, o nosso "Capitão da turma" entregou aos nossos ilustres convidados um singelo certificado, para que também eles não se esqueçam de nós.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Visita de Estudo à feira das profissões - BEJA

Fizemos uma visita de estudo ao "coração do Alentejo". Fomos a BEJA. Fomos visitar a Feira das Profissões. Vimos "coisas" relacionadas com o EUROSKILLS, que é um Campeonato Europeu de Profissões. Este ano decorreu na Holanda. Foi em Roterdão e os portugueses foram uns verdadeiros campeões (7 medalhas, 3 delas de ouro).

Voltando a Beja... a viagem foi longa mas divertida. Nos pavilhões que visitámos pudemos observar uma grande variedade de profissões. Mas foi pena não termos tido muito tempo disponível para vermos mais e, principalmente, podermos experimentar os "ossos dos ofícios" (que neste caso, eram muitos). Contudo, se tudo correr bem, oportunidades ao longo do ano não faltarão.
Como podem ver nas fotografias, regressámos ao pôr-do-sol, como verdadeiros heróis após "missão cumprida".