segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

VALORES HUMANOS

No âmbito da disciplina de Formação para a Cidadania, a TIL dinamizou uma série de sessões sobre "Valores Humanos", nas quais os alunos da turma PIEF  produziram textos / histórias muito interessantes, que aqui apresentamos:


PAZ
Em tempos de conflitos e de crise, a paz interior é um dos conceitos mais importantes para enfrentar o dia-a-dia.

A nível da sociedade mundial, poucas pessoas conseguem gerir os valores humanos, são poucas as pessoas que durante 24h são capazes de ter o seu momento de paz. De vez em quando procura-se um espaço de silêncio, e o barulho excessivo é prejudicial.

Marco Vital


ALEGRIA
 Era uma vez um menino que se chamava Dylan, que não tinha alegria e que não tinha pais. Ele estava num orfanato e dizia que a maior alegria dele era ter pais, uma família.
Uma vez um casal que não conseguia ter filhos decidiu ir a uma instituição. Foi lá que conheceram o menino, e gostaram muito dele, e ele deles. Levaram o Dylan para casa, e ele ficou feliz porque tinha pais, família e amigos.

Desde então começou a alegria.

Tânia Sofia



TOLERÂNCIA

Nem todas as pessoas nesta sociedade têm naturalidade para conseguirem tolerar certas situações. As pessoas não são tolerantes umas com as outras e qualquer pessoa que seja um pouco diferente das outras é colocada de parte.



CORAGEM

Era uma vez uma menina que ficou queimada na mão e teve que ter muita coragem para enfrentar tudo o que passou.

Ângela Prates


SOLIDARIEDADE

Era uma vez um menino que gostava muito de ajudar as outras pessoas, ajudava os idosos as crianças e as pessoas com deficiência.

Esse menino ajudava as pessoas para se sentir bem e viver em paz.

Ana Alves e Tânia



HONESTIDADE
As pessoas que se aproveitam de outras para conseguirem o que querem chegam a ser desonestas e a faltar ao respeito aos outros para subirem na vida.
Manuel



AMIZADE
A amizade é uma das coisas mais importantes da vida, sem ela provavelmente não saberíamos viver da melhor forma e nem seriamos felizes!

Ana Dias


RESPONSABILIDADE
Era uma vez uma menina que se chamava Kelly, que tinha um irmãozinho com 1 aninho. A Kelly todos os dias de manhã ia levar o Ruca, seu irmão, à escola, ela tinha que ser muito responsável, pois se acontecesse alguma coisa a culpa seria dela.

Ana Alves



PACIÊNCIA
A paciência é uma coisa que eu não tenho. Nem eu, nem a maior parte das pessoas por isso é que não há paz no mundo.

 Ângela Pinto

1 comentário:

Patricia TIL disse...

Parabéns a todos pelas reflexões :))